Residência Enfermagem 2019
Você não sabe o que fazer após a faculdade ou como se inserir no mercado de trabalho? Saiba que a melhor opção é fazer uma residência em enfermagem.
A Residência Multiprofissional e em Saúde são Pós-graduações lato sensu (Especialização), voltadas para a educação na prática.
Mesmo sendo quase que obrigatório na área médica, as residências ainda não estão disseminadas como deveriam nas outras áreas da saúde. Muitas pessoas nem sequer sabem que a residência tem valor de uma pós-graduação e é o melhor jeito de se inserir no mercado de trabalho, já que proporciona uma experiência prática muito avançada e ainda permite que você encontre uma área profissional que tenha maior aptidão.
Para prova o potencial, listamos 6 das várias vantagens que você pode ter caso opte pela residência:
A experiência é, sem dúvida, uma das maiores vantagens da residência. Ao optar por esse programa, você vai ter acesso à uma prática intensa de aprendizado através do aperfeiçoamento de habilidades técnicas. Os treinamentos em serviços proporcionam um enorme desenvolvimento de suas habilidades profissionais.
A Residência tem duração de 02 (dois) anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em:
Os programas de Residência Multiprofissional e em Saúde são desenvolvidos da seguinte forma:
Os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, no valor de R$ 3.330,43. Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso.
Para ingressar em uma Residência em Enfermagem, o interessado deve ser aprovado na seleção pública realizada por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de especialização lato sensu.
Etapas da seleção
Em sua maioria, as seleções acontecem em duas grandes etapas:
I – Prova Objetiva – Caráter eliminatório e classificatório.
Nesta etapa são cobrados:
II – Análise de Currículo Lattes– etapa classificatória.
Nesta etapa os candidatos têm seu currículo avaliado por uma banca de examinadores. É importante saber que a experiência profissional não é tão relevante como nos concursos públicos.
Os examinadores buscam candidatos que possuem o perfil para a vida acadêmica e avaliam:
III – Particularidades: algumas universidades, em suas seleções, incluem prova dissertativa/questões abertas e entrevistas.
Em geral, nas residências você é supervisionado por um professor tutor ou por um preceptor com experiência prática na sua área de estágio. Isso te permitirá uma troca constante de experiências com profissionais qualificados que podem te ensinar muito e te abrir portas futuras.
Como já falamos, a residência tem um valor de pós-graduação muito valioso no mercado de trabalho. Ela é, ainda, muito simbólica no currículo, pois garante que você passou por boas experiências. Além disso, existem grandes chances de você ser absorvido pelos setores em que desenvolverá estágio.
Um curso de pós-graduação, por mais que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), não é capaz de te fornecer um título de especialista, isso só pode ser feito através da residência.
A busca por residências vem crescendo no Brasil, assim como suas oportunidades. Mas antes que a concorrência fique cada vez maior, fica de olho nas residências abertas para se garantir.
As seleções para o ingresso nos programas de residência exigem conhecimento teórico atualizado sobre todas as áreas de atuação do enfermeiro.
Não há fórmula mágica, mas, há a necessidade de empenho, dedicação, planejamento, autoestima e estudo com material de qualidade.