Incertezas e mudanças geralmente vem acompanhadas de um fator cada vez mais comum na sociedade: a tão conhecida ansiedade. E saber como controlar a ansiedade nem sempre é fácil.
E, o atual cenário em que estamos vivendo em quarentena pegou a todos de surpresa se tornando mais um obstáculo na vida do concurseiro ansioso.
Quem sofre com a ansiedade pode ter alguns problemas na hora de estudar pois a pessoa ansiosa normalmente tem dificuldades de raciocínio e memorização nos momentos de crise.
Aliás, não se sabe ao certo o que acontece no cérebro quando estamos ansiosos. Mas pesquisas mostram que a ansiedade envolve o córtex pré frontal e a amígdala cerebelosa. Esta parte do cérebro é responsável pelo o aprendizado e a memorização, além de ser importante para as reações psicológicas e comportamentais relacionadas ao medo.
Sendo assim, em um momento mais crítico de ansiedade, o estudante ansioso pode esquecer o conteúdo facilmente em instantes, prejudicando o tempo dedicado aos estudos.
Se você é uma dessas pessoas ansiosas, separamos algumas dicas para controlar a ansiedade durante os estudos:
Fazer um plano de estudos e organizá-lo por ordem de importância e matéria, vai te ajudar a saber o que realmente será necessário estudar.
Começar a estudar sem foco, só te deixará perdido e nervoso. Portanto, o ideal é dar uma pausa entre as matérias e descansar. Alternar as matérias que você têm mais dificuldade com as que você tem facilidade vai deixar os estudos menos cansativos.
Evite estudar mais de uma hora em cada matéria, pois o cérebro mantém a concentração e retem as informações durante um certo tempo. Depois, ele precisa de um tempo para assimilar as informações.
Sabemos que existem muitas distrações como celular, televisão, etc. Mas por isso que um plano de estudos é importante para você segui-lo e manter o foco. Muitas vezes você se sente desanimado e têm dias que são mais difíceis mesmo. Mas, vale lembrar que no futuro essas horas de estudo farão falta. Portanto evite deixar para depois e mantenha-se focado.
Se você não estiver conseguindo se concentrar para assistir uma aula, aproveite e faça algumas questões de concursos antigos. Mudar o estímulo pode te ajudar a manter o ritmo dos estudos.
Para pessoas que sofrem com a ansiedade, alguns alimentos e bebidas podem causar ainda mais ansiedade quando consumidos em excesso.
Muitos estudantes consomem café e energéticos para se manterem acordados, porém consumir muita cafeína não faz bem à saúde. Ela estimula, acelera e causa dependência. E, o que muitos não sabem é que outros alimentos também possuem essa substância como: refrigerante, chá mate, chá preto, chá verde, chocolate e achocolatados. Fique atento!
Você sabia que praticar atividades físicas regularmente, ter uma boa alimentação e dormir bem ajuda a regular os níveis de serotonina no corpo? A serotonina regulação do sono, o apetite, o humor, a temperatura do corpo e do ritmo cardíaco.
Por isso, ter níveis adequados da substância no organismo é fundamental para você controlar a ansiedade, ser mais feliz e bem disposto.
Ficar cansado de estudar aconteça com todo mundo, inclusive com você. Muitas vezes o esgotamento mental domina e você não consegue produzir, Se isso acontecer, respeito seu corpo. Estudar extremamente cansado não vai ajudar em nada, além de te deixar mais ansioso.
Descansar também faz parte de se manter saudável e por isso reconheça os limites da sua mente e do seu corpo.