A autorização para o concurso da Polícia Federal já saiu e 2 mil vagas foram confirmadas. A área para os cargos de saúde ainda estão em tramitação, mas é bem provável que sejam aprovadas em breve. Por isso, a sua preparação deve começar desde já. Como são poucas vagas para cada função — exceto para medicina que são 65 — quanto antes você começar a estudar para o concurso da PF, melhor.
Mas a questão é: como começar sem edital na praça? O que fazer quando não se sabe o que vai ser cobrado? É justamente as respostas para essas perguntas que vamos dar agora. Confira!
A melhor forma de começar a estudar para esse concurso é analisando o edital passado. Assim como teve vaga para perito com qualquer nível superior, também tiveram vagas para nível superior específico na área de saúde e é justamente nesse ponto que você precisa se firmar.
Foram duas vagas específicas para nível superior na área de saúde: Medicina e Farmácia. Isso não significa que não terá para outras áreas no próximo edital, aliás, foram pedidas vagas para odontólogos, enfermeiros e nutricionistas também.
Mas se não teve vaga para a minha formação, como me preparar?
As provas para os cargos de saúde costumam ter estrutura parecida. Foram cobrados conhecimentos básicos para todas as áreas:
Essas foram as disciplinas em comum para todos os cargos de perito, inclusive para a área de saúde. Então, elas devem entrar no seu cronograma.
Teve também prova de conhecimentos específicos que são questões voltadas para a área de formação. Então, você deve continuar os seus estudos na sua área.
Estudar por questões é uma das melhores formas de aprender o conteúdo de maneira prática e também de revisar. Nesse caso, o mais indicado é que você utilize as questões do Cespe (Cebraspe) é a banca que costuma fazer o concurso da PF e, provavelmente, será ela que fará o próximo certame.
É uma boa estratégia também para descobrir o que mais a banca costuma cobrar da sua área. É bom especialmente para quem é formado em áreas que não foram contempladas no edital passado.
Um bom curso vai ajudá-lo a percorrer a caminhada de uma forma muito mais fácil. Um curso te dá todo o material pronto, com base em pesquisa nas últimas provas e questões da banca. Isso significa que você não precisa pensar na estratégia nem fazer pesquisas por conta própria. Só precisa seguir o conteúdo que o curso oferece.
Uma das coisas boas nesse concurso da Polícia Federal é que não será cobrado o TAF (Teste de Aptidão Física) para quem vai tentar vaga para área administrativa, ou seja, áreas da saúde como a sua. Portanto, você terá mais tempo para se preparar, pois não precisará se preocupar tanto com os treinos.
Vai se organizar e começar a estudar para o concurso da PF ? Então, confira 7 dicas que vão ajudá-lo a conquistar sua vaga!