Os concurseiros, especialmente aqueles que estudam para a carreira policial, estão à mil com as 2 mil vagas confirmadas para o próximo concurso da Polícia Federal. Está tramitando o pedido para os cargos da área administrativa que serão distribuídos entre as 508 vagas pedidas. Entre elas, várias são para a área de saúde.
Vamos agora entender agora um pouco mais sobre a notícia e como tudo aconteceu. Confira!
O concurso da PF foi anunciado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, na rádio Jovem Pan no dia 31 de julho deste ano. O Presidente da República também confirmou as 2 mil vagas para o próximo concurso cujo edital já está sendo preparado.
Inicialmente, as duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma:
A previsão é que o edital seja divulgado ainda em 2020 e as provas sejam marcadas para o início de 2021.
A área administrativa do concurso da PF engloba tanto cargos de nível médio, quanto de nível superior. Entre os cargos com graduação muitos são para a área de saúde.Vejamos quais são eles e a previsão de vagas:
Para aqueles que já estudando para as respectivas áreas de formação, não devem parar. Apesar de esses cargos ainda não estarem autorizados, é bem possível que isso seja feito em breve.
Normalmente, os cargos para a área de saúde são para Perito da Polícia Federal. Para esses cargos são exigidos nível superior específico e oferecem um salário inicial de R$ 23.692,74. É uma excelente remuneração e vale muito a pena estudar com antecedência.
Há um grande déficit de profissionais dentro da PF. A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal informou que há mais de 4 mil cargos vagos no efetivo. A luta é para que haja concursos todos os anos, dessa forma, não haverá mais esse “rombo” na corporação.
É justamente por isso também que há uma grande expectativa de que as vagas para cargos da área administrativa sejam autorizadas.
Recentemente saiu um possível cronograma com data para edital, provas e TAF. Segue:
Ainda há possíveis meses para início do curso de formação com o primeiro sendo em janeiro de 2022 e com a segunda turma em julho de 2022.
Ninguém sabe se esse cronograma será cumprido, ainda mais porque não se sabe os rumos que a pandemia vai tomar e se ela pode atrapalhar ou não o andamento do concurso.
Diferente dos concursos para a Polícia Militar, o concurso da PF não tem idade máxima para participar, apenas idade mínima que é de 18 anos.
Poderíamos chamar de “idade máxima” ou limite de idade na PF a idade para se aposentar de forma compulsória que, atualmente, é de 75 anos.
O fato é que, há muitas chances de as vagas para a àrea de saúde serem aprovadas e, por isso, o ideal é começar a estudar o quanto antes ou, se for o caso, manter os estudos. Lembre-se de que estamos falando de um certame bastante concorrido, portanto, quanto mais tempo de estudo melhor.
Quer ficar por dentro das notícias sobre o concurso da PF? Então, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!