Quem já está estudando ou quer começar na empreitada de estudar para concursos públicos deve ficar sempre atento para não cometer erros que podem adiantar bastante o seu objetivo de ser aprovado. Para evitar que isso aconteça, separamos para você algumas dicas e orientações para você não perder tempo cometendo esses erros e sair na frente.
1- Não manter equilíbrio emocional
Algo bem comum de acontecer é a pessoa estuda muito, saber todo o conteúdo, mas na maioria das vezes vai mal nas provas. A questão é para você ter uma boa performance em concursos dois fatores são importantíssimos: o pedagógico e o psicológico. O fator pedagógico está relacionado a como você se organiza em relação ao tempo de estudos, cronograma de matérias, fontes de pesquisas, aulas etc. Mas muitos esquecem do fator psicológico que é extremamente importante no resultado final. A inteligência emocional, mentalidade, foco e a questão emocional de uma preparação. Uma boa dica é evitar se comover com as críticas que possam te desmotivar, por exemplo. Sendo assim, equilíbrio entre o pedagógico e o emocional são imprescindíveis para a sua preparação.
2- Desistir no meio do caminho com medo de ser reprovado
Sabemos que a reprovação é uma realidade na vida de um concurseiro. Porém a reprovação faz parte da caminhada e ela não acontece só com você. Muitos aprovados foram reprovados muitas vezes. Por isso não desista cada vez que achar que vai mal, ok?
3- Não dar prioridade aos estudos
Quem nunca cometeu o erro de pensar assim: “Ah, daqui a pouco eu estudo, vou só dar mais uma olhadinha no whatsapp.” Isso se chama procrastinar, que na verdade é o hábito de deixar as tarefas importantes para depois. Não há dúvidas de que procrastinar atrapalha e muito o desempenho de quem precisa estudar. Porém a preparação para concurso exige que você faça aquilo para o que se programou a fazer. O importante é manter ação constante para se livrar desse péssimo hábito.
4- Querer o resultado para ontem sem pensar a médio e longo prazo
Outro erro muito comum que concurseiro comete é ser imediatista e querer passar o mais rápido possível. Porém pensar dessa forma pode ser fatal, pois dependendo do grau de dificuldade do concurso, será necessário uma preparação mais longa. O fato é que se você for assim, será mais difícil aplicar a estratégia básica de concurso: estudar, revisar as matérias e fazer muitos exercícios. O ideal é começar a estudar com tempo e antecedência, para que você faça um plano de estudos bem estruturado e planejado e ter a clareza de que é uma conquista que demanda tempo e dedicação.
5 – Não ter foco para estudar
Sabe aquela sensação de que tudo parece bem mais interessante do que estudar? A dificuldade em concentrar-se nos estudos atinge muitos concurseiros que se distraem facilmente e não conseguem manter uma rotina. A dica é eliminar tudo o que te faz perder o foco e a concentração dos estudos. Desligar o celular, organizar seu local de estudos, criar uma rotina e dormir bem são algumas das atitudes que provavelmente te ajudarão a ter mais foco. Deixar claro a todos aos seu redor que você vai estudar e não pode ser incomodado pode ajudar também. Se mesmo assim você sente que ainda perde a atenção durante os estudos, tente praticar meditação, que exige a concentração total, assim você vai treinando seu poder de concentração.