Polícia Civil - RJ Auxiliar de Necropsia
O cargo tem como pré-requisito apenas o diploma de conclusão do ensino fundamental.
Um dos cargos mais concorridos do concurso Polícia Civil-RJ deve ser auxiliar de necropsia. Para se concorrer ao cargo da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro será preciso certificado de conclusão de ensino fundamental. Uma oportunidade rara nos concursos, já que normalmente o candidato precisa ter conhecimentos técnicos.
De acordo com a Lei nº 3.586/01, que rege a corporação, não é um requisito ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O concurso está em fase de licitação e o edital deverá ser lançado até 45 dias após a escolha da banca organizadora. A data prevista para o lançamento é julho de 2019.
Saiba o que faz um auxiliar de necropsia, quanto ele ganha e sua forma de ingresso na corporação nessa matéria!
Em 2019, a remuneração dos auxiliares de necropsia da PC-RJ é R$4.506,27. Esse valor já inclui o auxílio-alimentação de R$254.
Mensalmente, os policiais civis também recebem adicional de atividade perigosa; adicional por tempo de serviço; gratificação por habilitação profissional e gratificação de atividade técnico-científica de nível superior.
Os auxiliares de necropsia são responsáveis por exercer atividades de natureza repetitiva relacionadas à remoção, lavagem e asseio de cadáveres, limpeza e conservação de necrotérios, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições.
O nome completo da carreira é auxiliar policial de necropsia. Ela faz parte do grupo dos agentes de polícia estadual de apoio técnico-científico, junto com engenheiro policial de telecomunicações, perito legista, perito criminal, papiloscopista policial, técnico policial de necropsia.
Curso Intensivo para o Concurso no Rio de Janeiro
Para ingressar nos quadros da Polícia Civil do Rio é preciso ser aprovado em concurso público. Por lei, os concursos para corporação devem ter duas fases. São elas:
Os habilitados na primeira fase do concurso são matriculados no curso de formação, realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra, no Centro do Rio de Janeiro.
No decorrer das aulas, o candidato recebe bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo, sem incidência de descontos relacionados com o regime próprio de previdência.
O último concurso para auxiliar de necropsia foi há 17 anos. Isso mesmo, um edital para carreira foi divulgado pela última vez em 2002. Na época, foram oferecidas 97 vagas para quem tinha apenas o nível fundamental completo.
A banca organizadora do concurso foi a Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Desenvolvimento (Faepol). A seleção foi composta por prova de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico.
A primeira etapa foi realizada apenas na cidade do Rio de Janeiro. Os candidatos tiveram que responder a 60 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma:
Foi habilitado o candidato que alcançou número de pontos igual ou maior que 30. Os classificamos para a avaliação da capacidade física foram submetidos a corrida de meio fundo (1.800 metros para mulheres e 2.200 para homens) e corrida de velocidade (100 metros em 20 segundos para mulheres e 18 segundos para homens).
Preparatório Presencial Completo no Rio de Janeiro
Fonte: Folha Dirigida