A suspensão de concurso foi uma dentre as inúmeras medidas tomadas por questões de segurança durante a pandemia.
Apesar da contaminação pelo coronavírus em todo o mundo forçar as autoridades a tomarem atitudes extremas, os concursos existentes não serão excluídos.
No geral, as provas estão sendo postergadas e os editais que ainda não foram publicados, ficam de sobreaviso.
Assim que, tudo voltar ao normal, muitos concursos serão publicados e as datas de suas provas serão remarcadas.
Neste post vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a suspensão dos concursos e o que fazer durante esse momento de incerteza.
Em função do surgimento e contaminação do novo coronavírus, muitos eventos foram adiados com o objetivo de evitar aglomerações.
Com o propósito de proteger e preservar a saúde das pessoas, os concursos foram suspensos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Sabemos que todo concurso e aplicação de prova envolve muitas pessoas, sendo elas candidatos, profissionais das bancas, funcionários das instituições onde são aplicadas as provas, etc.
Além disso, é necessária toda uma logística para que os candidatos possam chegar até os locais das provas (rodoviárias, aeroportos, transporte público, hotéis).
Visto que o risco de contaminação é muito alto, será necessário manter a suspensão dos concursos. Por isso, o órgão público que ignorar as orientações e mesmo assim realizar concurso, poderá ser até punido.
Os únicos concursos que estão sendo realizados são seleções especificamente para profissionais de saúde, com a finalidade de combater a Covid – 19. Outros concursos da área da saúde mas que não tenham relação com o coronavírus estão suspensos por enquanto.
Nesta situação o candidato deve continuar acompanhando a situação da pandemia e também as medidas os órgãos competentes do país. Dessa forma, é importante também verificar os comunicados oficiais do organizador do concurso sobre cronograma, adiamento, cancelamento, etc.
Se a etapa objetiva já foi realizada mas, as provas discursivas ainda não, o ideal é manter os estudos e focar nas matérias de conhecimentos específicos.
Dessa forma, o candidato pode aprofundar os estudos nas matérias específicas do cargo. Em seguida, pode treinar as respostas para questões dissertativas, redação, etc. Isso vai depender do que será cobrado no edital.
Se o concurso que você está prestando possui prova física e esta foi suspensa, não deixe de praticar e intensificar os treinos. Se não for possível treinar em academia ou ao ar livre devido ao isolamento social, adapte seu treino para ser realizado em casa.
No caso de suspensão da prova de títulos, aproveite o tempo para reunir diplomas, certificados, a documentação comprobatória necessária e publicações.
Não há uma legislação específica sobre concursos, e sim normas que não abordam diversas questões. Porém, as possibilidades de devolução da taxa de inscrição geralmente são descritas no edital de abertura de cada concurso.
Geralmente, a única hipótese de devolução prevista nos editais é ligada somente ao caso de cancelamento do concurso. A devolução da taxa não é prevista em caso de desistência do candidato antes, durante ou depois de nenhuma etapa do concurso.
O que se sabe é que a decisão de suspensão de um concurso é realizada pelo próprio órgão público que abriu o concurso.
Por mais que as bancas organizadoras divulguem as informações, quem toma a decisão final são os órgãos.
Porém, qualquer cidadão, pode solicitar a impugnação de um edital juntamente com uma solicitação formal e fundamentada. Tal solicitação deve ser apresentada ao órgão público realizador do concurso. Entretanto, há também a possibilidade de denúncia contra concurso, que deve ser sempre devidamente fundamentada.
No caso de pandemia, em que não há data definitiva para o controle da contaminação, a suspensão de concurso não possui um prazo determinado.
Todavia, assim que declarado o controle da pandemia,é possível cobrar que os concursos sejam retomados o mais rápido possível.
Por enquanto, não há nenhuma previsão que permita um concurso ser realizado sem provas presenciais. Nesse caso, seria necessário realizar muitas mudanças legislativas e operacionais para se fazer prova remotamente.
Por enquanto, durante a suspensão de concurso, a única coisa que é possível fazer é estudar durante a quarentena. Aproveite o momento para focar nas matérias que você têm mais dificuldade e são cobradas do edital. Bem como fazer a revisão de matérias através de exercícios e questões de concursos passados para se conhecer bem o estilo de prova das bancas organizadoras.
O momento é de incertezas, mas mantenha ou aumente (caso tenha tempo) seu ritmo de estudos com os cursos online! Acesse aqui os cursos do Aprimore